sábado, 9 de fevereiro de 2013

DIÁRIO DE UMA MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM

Esse não é um post apenas para mães em sua primeira gestação. Não é um post também destinado só ao sexo feminino. É um post para todos, todos mesmo, afinal todo mundo tem uma irmã, amiga, namorada ou qualquer coisa que seja que pode engravidar, não é mesmo? E como estou sentindo na pele toda a revolução hormonal, resolvi compartilhar com vocês, afim de tornar esse momento mais fácil para todas as mamães.
Algumas coisas, embora eu seja mãe de primeira viagem, eu já sei de cor. E acho que mãe nenhuma ousa me contestar.
Seguem algumas regrinhas "básicas" para simplificar tudo e ninguém ficar frustrado:



-Para a mamãe, sua gravidez é uma coisa de outro mundo! Algo que merecia estar na retrospectiva da rede Globo no final do ano. Para ela, cada ultrassonografia é uma novidade. Sua barriga crescendo é algo espetacular. E quando sente o bebê mexer, então, é digno de uma notícia no plantão, interrompendo a programação na tv. Porém, para as pessoas essa notícia é apenas normal. Contamos tudo a elas com um belo sorriso nos lábios, enquanto elas olham, sorriem e dizem "É mesmo? Que legal...".

-Cada etapa é importantíssima para a mãe. pensamos no quartinho, no enxoval, no chá de bebê e isso consome nossa mente. Percebemos aos poucos que quando falamos esses detalhes, algumas pessoas já saem de perto por não aguentarem mais ouvir isso. Pessoas, entendam, essa é a fase mais incrível da nossa vida. Estamos nos sentindo súper-poderosas, e só falamos nisso sim! É tão difícil entender e compartilhar?

-Nossos corpos se transformam. E não é porque queremos não. Ficamos doloridas, gordas, nossos seios tornam-se "úberes", mas enfim, há uma vida em formação dentro de nós. É uma verdadeira revolução hormonal. Quando se chega para uma grávida e comenta que ela está gorda, isso é uma indelicadeza sem tamanho! Acha que ela escolheu estar daquele jeito? Muito feito vir falar em peso no momento onde ela está se sentindo a mais especial das mulheres, não?

-Essa para mim é uma das piores partes. Vamos sentir enjôos o tempo inteiro no início da gestação, vamos vomitar tudo que comemos, vamos sentir dores chatíssimas nas costas, nossos pés e pernas incharão. E o pior de tudo? Um monte de gente vai olhar na sua cara, vai rir e vai fazer comentários tipo "É assim mesmo, comigo foi bem pior, aguente!" ou "é frescura". Frescura é a #@%& que #@$%$, viu!!!!!!!! (Nesse ítem me irrito mesmo).

-Essa é destinada aos papais. Antes que Denilson Araújo ache que é uma indireta, adianto que ele não faz parte desse grupo. Li essa semana, e é cientificamente comprovado, que pais só se sentem pais mesmo quando pegam seu filho nos braços pela primeira vez. Por esse motivo nem sempre ele dá a devida importância às coisas da mamãe. Para ele, a barriga mexendo é muito bacana, e só. Mas em tese, ele não sente as mudanças no corpo, como a mulher, então isso é até explicável. Bem que os papais poderiam estar mais ao lado de suas esposas para dar o suporte que ela precisa.

-Ah, nosso humor! Ficamos irritadíssimas de uma hora pra outra. Ficamos sensíveis a ponto de qualquer bobagem nos fazer chorar. Na verdade, nem é necessário um motivo para abrir o berreiro. E há pessoas que não entendem isso. Hello!!! Tem um ser em formação dentro de nossas barrigas! Acha que isso não iria causar nenhuma mudança?

-Por fim, existe desejo sim! Algumas mulheres não o sentem, mas outras salivam só em imaginar determinada comida! E quem diz que é frescura deveria levar oitenta chibatadas.

Bem, meu manual bem-humorado para aprender a lidar com mamães de primeira viajem deu uma breve resumida nos principais pontos. Espero que isso ajude alguém de alguma forma.

P.S. Sei que meu amor vai ler e gostaria nesse momento de agradecer de todo meu coração por ele estar do meu lado nessa fase. Sei que será um excelente pai! E não tenho dúvida que nosso bebê nos trará muita felicidade!!!!!! Amo vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário