segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O ÁLCOOL E A HIPOCRISIA

O fato de eu estar escrevendo essa postagem no carnaval é mera coincidência. Não foi o fato de milhares de pessoas aproveitarem o feriado para se embriagar, ou aumento exorbitante no número de acidentes com vítimas fatais. Na verdade o que me motivou foi a mudança na lei a algumas semanas, onde o limite de álcool no organismo é zero. Muito certo! A medida mais certa já tomada ultimamente nesse país sem lei.
Sempre escutei opiniões diversas, ouvi argumentos dos dois lados e minha posição nunca sequer ameaçou mudar. Não é pelo fato de eu nunca na vida ter ingerido bebida alcoólica, ou de odiar pessoas com bafo de cachaça perto de mim. Mas sim pelo fato de já ter sentido na pele várias vezes as consequências da embriaguez alheia.
Respeito o direito que cada pessoa tem de beber. Beba! Encha a cara! Até cair no chão! Mas pelo menos o faça com o mínimo de responsabilidade! Não se embriague e depois vá dirigir, podendo causar um acidente onde  pessoas inocentes podem morrer!

Julgo sim o fato de as pessoas muitas vezes colocarem a culpa na bebida por algo que fizeram de errado. Quando você bebe, o faz sabendo de suas consequências, e está assumindo o risco de fazer besteira. Bebe porque quer, então ninguém venha se fazer de coitadinho depois de provocar uma confusão em família, por exemplo, ou de agredir alguém. O agressor, no caso, continua sendo a pessoa, e não a bebida.
É triste ver que um país como o nosso, onde a todo instante a tv nos bombardeia com comerciais de tv  mostrando o quanto beber te dá status, prazer, etc as pessoas se deixam levar e não tem senso de limite. Alcoólatras existem em todo canto, mas  em países como Estados Unidos, quem é pego dirigindo embriagado é bem punido por isso.
Vejo muita gente indignada com a mudança na lei, de tolerância zero. Engraçado que os indignados  são exatamente os "papudinhos", que insistem(e essa afirmação me irrita)que dirigem muito melhor se tiverem bebido. Faz-me rir! Milhões de estudos comprovam que o álcool nos tira a coordenação motora, nos faz ficar mais "lentos", enfim, LUGAR DE BÊBADO É EM CASA!!!!!!!!!!!
Na época em que eu cursava faculdade, um colega passou por uma experiência muito traumática(se não pra ele, mas pra muita gente foi). Ele vinha dirigindo o carro de seu pai, embriagado e subiu uma calçada onde existia um trailer de cachorro quente, atingindo nove pessoas e matando cinco. Não passou nem dois meses preso. E eu me pergunto: Que droga de lei é essa? Será que as pessoas que morreram, sóbrias, lanchando, pensariam da mesma forma? E seus familiares que até hoje devem sofrer as consequências de um ato tão irresponsável? Será que esse rapazinho teria feito isso se não tivesse bebido? Ninguém sabe, mas as probabilidades seriam mínimas.
Enfim, perdoem-me, amigos que curtem tomar uma. Sei de muitos de vocês que bebem direitinho, sem prejudicar ninguém e tal. Mas confesso que conheço gente que faz cada atrocidade. Pior de tudo é que quando uma fatalidade acontece, só quem sofre é a família, que muitos vezes não sabe nem o que está acontecendo.
Maaaaaas, é bonito chegar e contar aos amigos: " Vish, fiquei embriagado(a) ontem, ó! Sei nem como cheguei em casa!" Santa hipocrisia, de quem acha isso uma coisa muito boa...

Agora, seguem algumas imagens bem bonitinhas, para os papudinhos de plantão lembrarem antes de encherem a cara para dirigir. É bom pensarem inclusive que a vítima pode ser alguém a quem você ama muito:







E por fim, a família chorando pode ser a sua... PORTANTO, CHEGA DE HIPOCRISIA, E MAIS RESPONSABILIDADE AO BEBER!







Nenhum comentário:

Postar um comentário