quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

TOP 10 - Os melhores e mais bem desenvolvidos temas em quadrilhas juninas

Nosso São João sofreu uma grande reviravolta. Considero que a grande revolução veio mesmo a partir do ano 2000, onde as quadrilhas passaram a buscar novos atrativos para encher os olhos do público. A vontade de sair da mesmice, do tradicional muitas vezes considerado cansativo, fez de alguns grupos os precursores dessa estilização excessiva. Isso é bom? Sim, é uma forma de deixar as apresentações mais bonitas e chamativas, mas em contra-partida, muita gente não soube usar dessa evolução e acabou percorrendo caminhos errôneos. Tem quadrilhas literalmente "viajando" e usando de temas que em nada tem a ver com a nossa tradição. É proibido? De forma alguma. Mas pode? Poder, pode! Mas se torna motivo de piada e chacota, muitas vezes até entre brincantes do próprio grupo. 
Mas também vimos durante esse tempo temas maravilhosos, belos, criativos, altamente bem trabalhados, enchendo de orgulho aqueles que são apaixonados pela tradição. Dá para inovar? Sim, mas sem perder o foco.
Vamos ver a seguir os dez melhores temas já apresentados no São João cearense, na minha opinião(em ordem aleatória):

CHEIRO DE TERRA 2010 (Redes e rendas)

Na minha opinião, nunca na história do nosso São João houve tema mais lindamente trabalhado. Eu vi esse grupo três vezes e nas três vezes eu chorei. Tenho o dvd do cearense, já devo ter visto mais de quinze vezes e sempre, sempre mesmo, me emociono. Por vários fatores que agora explicarei: Existe algo mais regional, mais nosso do que a rede? Lembro que quando minha irmã foi morar no Rio de Janeiro, ela levou uma rede, mas chegando lá viu que não tinha armadores. E sabe o que ela fez? Levou armadores aqui do Ceará e mandou instalar. Isso é da nossa cultura, assim como as rendas que enfeitam nossos enxovais quando ainda somos bebês. Enfim , essa junção foi perfeita! O tema estava presente em tudo. O figurino era composto por tecido de rede, aquela rendinha que faz as varandas, e até porta-copos com crochê no vestido da rainha. A coreografia tradicional e bem marcada abusava do tema como um excelente meio de se fazer formações, como a montanha-russa usando-se redes num lindo efeito ou o mastro com armadores naquela estrutura final. A música tema soava aos ouvidos "Vou deitar na rede e sonhar os sonhos dela, e trazer mulher rendeira pra rendar na passarela"... Lindo lindo lindo! Era tudo simples, sem um pinguinho de brilho, mas algo que ao mesmo mesmo era pequenino e gigantesco de tão emocionante! Encerro esse resumo dessa linda quadrilha com a frase mostrada pelos brincantes em painéis: "DAS TRAMAS DA VIDA, EMBALADOS NAS REDES CEARENSES". 

PAIXÃO NORDESTINA 2009 (Fábrica Junina)

A Paixão Nordestina provou esse ano que dá para usar temas criativos, exóticos, que não tenham ligação com nossas raízes, mas que mesmo assim se interligue com o São João. A idéia de uma fábrica onde os brincantes são "confeccionados", digamos assim, é muito boa! Lembro da coreografia de entrada, onde operários usavam ferramentas para fazer consertos nos meninos, muito bem bolada! Lembro que existiam umas estruturas de onde os brincantes saíam, que tinham peças de engrenagem que se moviam, dando assim a impressão de máquinas funcionando, muito criativo! O regional vinha todo caracterizado, todos de capacete e macacão de operário. Enfim, a paixão trouxe o brilho, o glamour e a elegância que todos querem, sem exagerar! Tudo na medida certa! tanto que tiveram excelentes resultados. O figurino acho que era do Irê, com as flores em garrafa pet em auto-relevo. O modelo das mangas das meninas inspirou vários outros figurinos, que criaram coragem de ousar depois disso. Gostei muito!

PEGANDO FOGO 2004 (São João Criança)

Esse ano tive oportunidade de vê-los em Icapuí. Que lindo espetáculo! Não lembro de muitos detalhes, apenas o bastante para achar esse tema muito bom, afinal, a infância é a melhor época da nossa vida. Quem não brincava de pega-pega, amarelinha, pique esconde, etc? E essa pureza da criança foi muito bem passada por essa quadrilha esse ano. O figurino era um destaque à parte. Nas meninas, sapatos carinha de bebê, vestidos que pareciam de bonecas, meia cheias de babadinhos e o cabelos feito duas maria-chiquinhas. Recordo-me que o casamento era bem bolado, os noivos apaixonavam-se quando eram crianças, e se encontravam brincando, ela com sua boneca e ele com um carrinho, se não me engano. Ela ia morar fora, e voltava já mocinha para casar com ele. O mais legal de todo o casamento é que criaram uma "cuca", personagem que tanto temos medo quando somos pequenos. Muito engraçado! A abertura da quadrilha apresentava uma grande ciranda, enfim, esse foi, para mim, um dos melhores anos da Pegando Fogo!

ESTRELA BRANCA 2009 (São Saruê ou Siriará)

Eu particularmente achei esse tema muito criativo, apesar de ter bastante gente que não sabe do que se trata. Lembro-me que Cláudio Chuppil, idealizador do projeto comentou que foi pedir justificativas a um jurado que tinha dados várias notas baixas ao grupo. A justificativa foi a seguinte: "São Saruê nem é um santo junino". Meu Deus! Se a pessoa não sabe do que se trata algo, fique calado. Mas enfim, vou resumir um pouco o tema: São Saruê é uma terra imaginária, do lendário popular. Ela é perfeitamente descrita no poema Viajem a São Saruê de Manoel Camilo dos Santos. Lá, os rios são de leite, as pedras de queijo e rapadura, sapatos e chapéus dão nas plantações, enfim, é algo riquíssimo! Tudo esse ano na estrela branca era lindo, desde o figurino muito simples, mas de lindo efeito até a coreografia que é uma das mais bem boladas que já vi. Amava como a quadrilha formava diversas figuras, das mais variadas em tão pouco tempo. Tinha apenas 16 pares, e dava um banho em quadrilhas de 40. Em determinado momento, todos os brincantes literalmente entram em São Saruê, fazendo o espetáculo ficar cada vez mais rico. Lindo e criativo!

SÃO JOÃO BATISTA 2006 (O encanto das águas)

Como não citar a minha amada quadrilha, campeã cearense desse ano? Como não citar um tema tão perfeitamente trabalhado? O encanto das águas retratava a transformação, por assim dizer, que a água é capaz de fazer na vida das pessoas. Todos somos dependentes de água, não é mesmo? E a leveza desse componente da natureza se fazia presente em tudo. Esses temas ricos tão bem trabalhados são típicos de Raimundo Claudino, um dos maiores mestres do nosso São João. Acho que poucas vezes um figurino herdou tantos elementos temáticos como esse: A começar pelos vestidos das meninas, todos com as barras azúis, detalhes em redinha de tela, sapatos de pele de boto e bijuterias de pérolas, além, claro, das aplicações de chitão. O marcador, melhor do Ceará aquele ano, personificava um pescador, e trazia em suas costas uma rede que ele mesmo trançava na coreografia de entrada. Os movimentos simulando ondas do mar em vários momentos do espetáculo, inclusive no desfile da rainha, nos deixavam no clima, até um grande barco ao final abrir sua proa, de onde saiam as meninas. A abertura, com dois casais realizando uma dança contemporânea foi criticada por muitos, mas a música usada juntamente com os movimentos davam o recado da espera desse bem tão precioso. Enfim, mostrou a que veio e arrastou tudo por onde passou! Me orgulho de ter feito parte desse ano iluminado!

JUNINA BABAÇU 2011 (100 de Juazeiro)

Um ano perfeito da babaçu! Com tantos detalhes ricos e bem trabalhados que eu me estenderia por horas. A quadrilha estilizada apresentou elementos bem tradicionais, trazendo para o público um lindo espetáculo. Tudo foi muito bem pensado, desde o horto, ponto turístico da cidade retratado em forma de um Padre Cícero gigante, até as romarias de fé e o reisado. O desfile da rainha no meio do reisado era impactante. O regional usava de batidas perfeitas para que nos sentíssemos no clima regional. O figurino foi um show à parte, mais um trabalho espetacular do Irê, trabalhado com muitas fitas(todo mundo usa fitas, mas nem todos sabem como fazê-lo de forma criativa), pouco brilho, mas muito impacto! A bijuteria das meninas era um terço. Não podemos deixar de ressaltar os paus-de-arara. Enfim, a Junina babaçu trabalha temas muito bem e Tácio, como idealizador, merece todos os méritos! Já em seu primeiro ano de retorno, a babaçu ganhou credibilidade e alguns dos festivais mais importantes de nosso estado!

ARRAIÁ DO PATATIVA 2011 (Um saboroso doce do sertão animando as noites de São João)

Qual é o doce, qual é??????? Quem respondeu rapadura acertou! E eu simplesmente amei esse tema e a forma como a Patativa o trabalhou. Fiquei meio em dúvida no início sobre o figurino. Vou explicar: Os meninos vinham caracterizados de agricultores e tal, de botas, com chapéu e aquele paninho que os mesmo usam na cabeça, mas indo de encontro com a tradição, ninguém iria a uma festa de casamento do jeito que chegou do trabalho, mas enfim, aceitando a evolução e o fato de que as quadrilhas tornaram-se espetáculos, isso torna-se aceitável. Mas o que mais me chamou a atenção foi como a quadrilha mostrou durante todo o tempo as etapas da fabricação da rapadura, desde a colheita da cana, as moendas, os tachos(que eram formados pelos brincantes, inclusive simulando o movimento do mexido), os alfinins e a rapadura sendo desenformada. Perfeito! Conseguiram mostrar o passo a passo, fazendo-se entender até pelos leigos. Ao final, os meninos passeiam com uma rapadura gigante, a mesma rapadura "produzida" por eles durante a quadrilha. Criativo demais!!!! Amei!

CHEIRO DE TERRA 2012 (Os coronéis da cera)

A campeã dos bons temas é a Cheiro de Terra! Sempre nos traz temas regionais e trabalhados como devem ser, em tudo, desde repertório ao figurino. Não cheguei a vê-los pessoalmente esse ano, mas pesquisei bastante e vi muitos vídeos, elegendo esse tema também como um dos dez melhores já feitos.
O figurino é maravilhoso, com muitos detalhes em palha de carnaúba, como no corpo e na saia dos vestidos das meninas e até nas abas dos chapéus dos homens, além do chitão que já se tornou identidade desse grupo. Em diversos momentos foram usados elementos de cena feitos de palha de carnaúba, como esses leques da meninas na foto, fazendo formações e movimentos com efeito dominó.  Ao final, a formação de uma pássaro, baseado na "canção do exílio"ajudando a identificar bem as características. Eu não sabia que a Cheiro de terra já tinha mostrado esse tema em 2009, mas perceberam que poderiam fazê-lo de forma mais aprofundada e deu mais que certo! Tudo foi baseado na época do coronelismo do nosso estado, com grandes referências também ao nosso artesanato local. Vou ressaltar também a formação da apresentação dos noivos e rainha, muito lindo! Acho que a quadrilha representou lindamente nosso Ceará nas duas vezes em que a mesma foi ao Nordestão. Torci muito por eles e acho que quadrilha nenhuma mostra nossa cultura de forma tão simples e bela. Adorei!!!

TONGIL 2010 (Os pássaros que o poeta cantou)

Eu gosto bastante da Tongil. Acho que é uma quadrilha original, animada e que dança seu São João por prazer. Sempre simpatizei com eles! Mas vamos ao tema! Nunca tinha visto nenhuma quadrilha abordar esse tema "pássaros", e eles inspiraram-se nas composições de Luiz Gonzaga. Junção perfeita! Cada casal representava um pássaro, dos mais diversos, e os mesmos traziam na abertura uma espécie de banner mostrando quem estavam representando. Nos figurinos também se via o tema: O casal que trazia o banner da andorinha, por exemplo, tinha uma andorinha em sua roupa, além de "peninhas" enfeitando a saia das meninas. A quadrilha saía de dentro de uma pássaro gigante, que batia as asas e também em um determinado momento os brincantes realizavam uma coreografia fugindo do Carcará.
A música tema era perfeita, não sei de quem é a composição mas dizia assim: "Voa passarinho lindo, entre os versos do menino, trazendo alegria pro Arraiá, Asa Branca é São João, carcará do meu sertão, de alegria canta o sabiá". Essa música ficou na minha cabeça o tempo inteiro. Além, claro, de muito Luiz Gonzaga, com Asa Branca, Acauã, pássaro carão, etc. A rainha representava o pavão, e saía de dentro de uma gaiola. Enfim, tudo do jeito que gosto, tema explorado do início ao fim, e com perfeição!

ESPINHO E FULÔ 2011 (A saga nordestina na Amazônia)

Ano de glória dessa quadrilha que acertou em cheio em tudo! Tanto que arrebatou festivais importantíssimos como Mossoró e Iguatu. Quem parou para vê-la, teve de baixar a cabeça e admitir que a quadrilha mereceu todos os títulos que recebeu. De início estranhamos a referência aos índios, com o uso de cocares, coreografia de entrada, etc, mas para quem presta atenção tudo é bem explicado. O tema fala basicamente sobre o "exército" de nordestinos que migraram para a Amazônia, destinados ao trabalho nas seringueiras. A sabedoria indígena, aliada à força do nordestino formaram a junção perfeita! A cultura da amazônia, com suas danças e rituais foram bem exploradas. O figurino merece atenção especial, usando muito verde que simboliza a natureza, um pouco de brilho mostrando as riqueza minerais, além do couro, sementes e penas. Perfeito! A quadrilha mostra um ciclo desde o desmatamento, e finaliza com chave de ouro mostrando a esperança do renascimento! repertório também muito adequado! Eu adorei a troca de roupas do marcador, simbolizando cada etapa dessa saga. O cenário foi perfeito. As árvores, os pássaros, tudo conforme o tema!  Mais um trabalho espetacular de Raimundo Claudino, fechando com o sincronismo e coreografia perfeito!

Então é isso, resumi um pouco, mas esse grupos apresentaram trabalhos incríveis, com muita riqueza de detalhes! 
Incluiriam alguma mais?
O que acharam?

E queria fazer um agradecimento especial ao meu amigo Tony que conseguiu muitas das fotos usadas nessa postagem. Arrasou, Tonyyyyyyy!!!!!!

beijos a todos!




terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TOP 10: As mais belas noivas de quadrilha do Brasil

Elas sim são as donas da festa, afinal uma quadrilha nada mais é do que a celebração da união entre os noivos, não é mesmo? 
E não estou excluindo a figura do noivo, mas sim ressaltando essas belas damas que se destacaram em todo Brasil por sua beleza. 
Algumas já estão no cargo a bastante tempo, outras só tiveram um único ano de experiência, mas nem por isso deixaram de marcar nosso movimento. 
Eis a minha listinha de forma aleatória (ou seja, para evitar bafafá, sem ordem de preferência) para apreciação de todos, espero que curtam:

ALINE NADJA (Arrastapé dos Caipiras em 2011)

JAQUELINE RODRIGUES (Cumpade Justino em 2008)

CIDA SALES (Paixão Nordestina de Fortaleza em 2010)

LORENA COSTA (Moleka 100 vergonha de Campina Grande em 2012)

KARINE RODRIGUES (Tradição da roça de Fortaleza em 2012)

DU LIMA (Junina Lumiar de Recife em 2012)

EMANUELLE FREITAS (Ceará Junino de Fortaleza em 2012)

ANDRESSA DIAS (Filhos do Sertão de Fortaleza em 2011)

RAQUEL SOMBRA (Cumpade Justino de Maracanaú em 2010)

NOIVA (Balão Dourado de Natal 2012)

Vale ressaltar que minha linda Mikaelle Macêdo não entrou na lista apenas porque não encontrei foto dela, mas ela sabe que é uma das tops!

E aí, o que acharam?
Incluiriam alguém?
Quem?

Beijos a todos!!!!!



segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O ÁLCOOL E A HIPOCRISIA

O fato de eu estar escrevendo essa postagem no carnaval é mera coincidência. Não foi o fato de milhares de pessoas aproveitarem o feriado para se embriagar, ou aumento exorbitante no número de acidentes com vítimas fatais. Na verdade o que me motivou foi a mudança na lei a algumas semanas, onde o limite de álcool no organismo é zero. Muito certo! A medida mais certa já tomada ultimamente nesse país sem lei.
Sempre escutei opiniões diversas, ouvi argumentos dos dois lados e minha posição nunca sequer ameaçou mudar. Não é pelo fato de eu nunca na vida ter ingerido bebida alcoólica, ou de odiar pessoas com bafo de cachaça perto de mim. Mas sim pelo fato de já ter sentido na pele várias vezes as consequências da embriaguez alheia.
Respeito o direito que cada pessoa tem de beber. Beba! Encha a cara! Até cair no chão! Mas pelo menos o faça com o mínimo de responsabilidade! Não se embriague e depois vá dirigir, podendo causar um acidente onde  pessoas inocentes podem morrer!

Julgo sim o fato de as pessoas muitas vezes colocarem a culpa na bebida por algo que fizeram de errado. Quando você bebe, o faz sabendo de suas consequências, e está assumindo o risco de fazer besteira. Bebe porque quer, então ninguém venha se fazer de coitadinho depois de provocar uma confusão em família, por exemplo, ou de agredir alguém. O agressor, no caso, continua sendo a pessoa, e não a bebida.
É triste ver que um país como o nosso, onde a todo instante a tv nos bombardeia com comerciais de tv  mostrando o quanto beber te dá status, prazer, etc as pessoas se deixam levar e não tem senso de limite. Alcoólatras existem em todo canto, mas  em países como Estados Unidos, quem é pego dirigindo embriagado é bem punido por isso.
Vejo muita gente indignada com a mudança na lei, de tolerância zero. Engraçado que os indignados  são exatamente os "papudinhos", que insistem(e essa afirmação me irrita)que dirigem muito melhor se tiverem bebido. Faz-me rir! Milhões de estudos comprovam que o álcool nos tira a coordenação motora, nos faz ficar mais "lentos", enfim, LUGAR DE BÊBADO É EM CASA!!!!!!!!!!!
Na época em que eu cursava faculdade, um colega passou por uma experiência muito traumática(se não pra ele, mas pra muita gente foi). Ele vinha dirigindo o carro de seu pai, embriagado e subiu uma calçada onde existia um trailer de cachorro quente, atingindo nove pessoas e matando cinco. Não passou nem dois meses preso. E eu me pergunto: Que droga de lei é essa? Será que as pessoas que morreram, sóbrias, lanchando, pensariam da mesma forma? E seus familiares que até hoje devem sofrer as consequências de um ato tão irresponsável? Será que esse rapazinho teria feito isso se não tivesse bebido? Ninguém sabe, mas as probabilidades seriam mínimas.
Enfim, perdoem-me, amigos que curtem tomar uma. Sei de muitos de vocês que bebem direitinho, sem prejudicar ninguém e tal. Mas confesso que conheço gente que faz cada atrocidade. Pior de tudo é que quando uma fatalidade acontece, só quem sofre é a família, que muitos vezes não sabe nem o que está acontecendo.
Maaaaaas, é bonito chegar e contar aos amigos: " Vish, fiquei embriagado(a) ontem, ó! Sei nem como cheguei em casa!" Santa hipocrisia, de quem acha isso uma coisa muito boa...

Agora, seguem algumas imagens bem bonitinhas, para os papudinhos de plantão lembrarem antes de encherem a cara para dirigir. É bom pensarem inclusive que a vítima pode ser alguém a quem você ama muito:







E por fim, a família chorando pode ser a sua... PORTANTO, CHEGA DE HIPOCRISIA, E MAIS RESPONSABILIDADE AO BEBER!







sábado, 9 de fevereiro de 2013

DIÁRIO DE UMA MAMÃE DE PRIMEIRA VIAGEM

Esse não é um post apenas para mães em sua primeira gestação. Não é um post também destinado só ao sexo feminino. É um post para todos, todos mesmo, afinal todo mundo tem uma irmã, amiga, namorada ou qualquer coisa que seja que pode engravidar, não é mesmo? E como estou sentindo na pele toda a revolução hormonal, resolvi compartilhar com vocês, afim de tornar esse momento mais fácil para todas as mamães.
Algumas coisas, embora eu seja mãe de primeira viagem, eu já sei de cor. E acho que mãe nenhuma ousa me contestar.
Seguem algumas regrinhas "básicas" para simplificar tudo e ninguém ficar frustrado:



-Para a mamãe, sua gravidez é uma coisa de outro mundo! Algo que merecia estar na retrospectiva da rede Globo no final do ano. Para ela, cada ultrassonografia é uma novidade. Sua barriga crescendo é algo espetacular. E quando sente o bebê mexer, então, é digno de uma notícia no plantão, interrompendo a programação na tv. Porém, para as pessoas essa notícia é apenas normal. Contamos tudo a elas com um belo sorriso nos lábios, enquanto elas olham, sorriem e dizem "É mesmo? Que legal...".

-Cada etapa é importantíssima para a mãe. pensamos no quartinho, no enxoval, no chá de bebê e isso consome nossa mente. Percebemos aos poucos que quando falamos esses detalhes, algumas pessoas já saem de perto por não aguentarem mais ouvir isso. Pessoas, entendam, essa é a fase mais incrível da nossa vida. Estamos nos sentindo súper-poderosas, e só falamos nisso sim! É tão difícil entender e compartilhar?

-Nossos corpos se transformam. E não é porque queremos não. Ficamos doloridas, gordas, nossos seios tornam-se "úberes", mas enfim, há uma vida em formação dentro de nós. É uma verdadeira revolução hormonal. Quando se chega para uma grávida e comenta que ela está gorda, isso é uma indelicadeza sem tamanho! Acha que ela escolheu estar daquele jeito? Muito feito vir falar em peso no momento onde ela está se sentindo a mais especial das mulheres, não?

-Essa para mim é uma das piores partes. Vamos sentir enjôos o tempo inteiro no início da gestação, vamos vomitar tudo que comemos, vamos sentir dores chatíssimas nas costas, nossos pés e pernas incharão. E o pior de tudo? Um monte de gente vai olhar na sua cara, vai rir e vai fazer comentários tipo "É assim mesmo, comigo foi bem pior, aguente!" ou "é frescura". Frescura é a #@%& que #@$%$, viu!!!!!!!! (Nesse ítem me irrito mesmo).

-Essa é destinada aos papais. Antes que Denilson Araújo ache que é uma indireta, adianto que ele não faz parte desse grupo. Li essa semana, e é cientificamente comprovado, que pais só se sentem pais mesmo quando pegam seu filho nos braços pela primeira vez. Por esse motivo nem sempre ele dá a devida importância às coisas da mamãe. Para ele, a barriga mexendo é muito bacana, e só. Mas em tese, ele não sente as mudanças no corpo, como a mulher, então isso é até explicável. Bem que os papais poderiam estar mais ao lado de suas esposas para dar o suporte que ela precisa.

-Ah, nosso humor! Ficamos irritadíssimas de uma hora pra outra. Ficamos sensíveis a ponto de qualquer bobagem nos fazer chorar. Na verdade, nem é necessário um motivo para abrir o berreiro. E há pessoas que não entendem isso. Hello!!! Tem um ser em formação dentro de nossas barrigas! Acha que isso não iria causar nenhuma mudança?

-Por fim, existe desejo sim! Algumas mulheres não o sentem, mas outras salivam só em imaginar determinada comida! E quem diz que é frescura deveria levar oitenta chibatadas.

Bem, meu manual bem-humorado para aprender a lidar com mamães de primeira viajem deu uma breve resumida nos principais pontos. Espero que isso ajude alguém de alguma forma.

P.S. Sei que meu amor vai ler e gostaria nesse momento de agradecer de todo meu coração por ele estar do meu lado nessa fase. Sei que será um excelente pai! E não tenho dúvida que nosso bebê nos trará muita felicidade!!!!!! Amo vocês!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Homossexualidade... tema polêmico!

Trechos da entrevista do pastor evangélico Silas Malafaia feita pela jornalista Marília Gabriela têm se espalhado feito um vírus pelo facebook. Todos tem um comentário a fazer, seja criticando um ou outro, seja defendendo, enfim, acho interessante que as pessoas estejam se manifestando sobre o assunto. É muito bom quando um assunto tão polêmico é abordado de forma inteligente, nos proporcionando novos pensamentos e nos fazendo ampliar nossas visões.
Eu não sou homofóbica! E não concordo com pessoas que o são. Acho sim que generalizar qualquer tipo de situação que seja é bobagem, afinal toda regra tem sua exceção. 
Vou citar uma situação para abordar as nossas leis atuais sobre o assunto:
Digamos  que um jovem homossexual desrespeita um cidadão, e o cidadão revida agredindo-o. 
Essa agressão é mais grave apenas pelo fato de o jovem ser homossexual? Porque deve ser tratada diferente de uma agressão sofrida por um hétero, por exemplo?
Aí acho a lei sem sentido. Em um caso como esse, não ocorreu agressão por opção sexual de ninguém, mas sim por conta da situação de desrespeito.
Tenho muitos amigos gays, muitos mesmo, e os adoro! Meu melhor amigo é gay. Porém, o comportamento entre eles varia bastante e acho que isso determina a forma como os mesmos são vistos pela sociedade. Ok, todos são dignos de respeito, todo ser-humano o é, mas assim como as mulheres devem se dar o respeito, acho que os homossexuais também devem. Como exigir respeito, se sua postura e seu comportamento agridem as pessoas? Não é à força que essa mudança na concepção das pessoas ocorrerá. Hoje a aceitação ao homossexualismo é bem maior do que a dez anos atrás, e daqui a dez anos será bem maior. É algo natural, que ocorre aos poucos. de que adianta forçar?
Já conversei com amigos sobre a liberdade de expressar afetividade em público e expus minha opinião de que acho desnecessário. Conheço casais homossexuais que em anos de relacionamento, nunca os vi trocar um beijo. E acho que essas pessoas agem correto. Existe lugar e hora para tudo. Me sinto constrangida inclusive com casais héteros que passam dos limites em locais públicos. Mas essa é a minha opinião, não me sentiria à vontade ao estar com minha família, e na mesa ao lado dois homens beijando-se e acariciando-se. Aí entra novamente o que falei, não concordo com atitudes agressivas e acho que tais atitudes é que fazem muita gente ainda ter preconceito quanto à opção sexual.
Mais uma vez repito, não sou homofóbica. Também não sou evangélica, e tenho o direito de ter a minha opinião, assim como uma lésbica tem o direito de ter a dela. E opiniões devem ser respeitadas. Agressão pela opção sexual jamais! Extremos por opção sexual jamais! Eu passaria horas escrevendo sobre minha posição.
Tenho um amigo muito querido que diz: "As pessoas nos generalizam, eu sei me comportar, sei como agir e respeito as pessoas, o que não dá é para respeitar alguém que fica em plena praça pública descendo até o chão e passando a mão dos rapazes na frente de todo mundo". E eu concordo plenamente com ele. Comportamentos como esse é que fazem algumas pessoas assimilarem a imagem do homossexual à imagem da vulgaridade e da baixaria. Tenho amigos lindos, inteligentes, cultos e gays. Eles tem sua opção sexual, mas por que mudar comportamento? Devemos mudar de comportamento ao passar a curtir pessoas do mesmo sexo? Da mesma forma que me pergunto: Para um homem gostar de outros homens, ele precisa se travestir de mulher?
Enfim, cada pessoa é livre para escolher o que quer da vida, seja a profissão que vai seguir, os locais que pretende frequentar, opção sexual, etc. E as pessoas devem ser respeitadas em suas decisões. Infelizmente vivemos em uma sociedade que gosta de impor, e enquanto isso acontecer pessoas serão discriminadas. E não falo só de opção sexual.
Sobre a tão falada entrevista, tenho muitas coisas a dizer, uma delas é que achei Marília Gabriela, que me parecia antes ser tão imparcial, muito mais intolerante que o entrevistado. Ele tem sua posição, ponto! Ela tem a dela, ponto! Mas não souberam se respeitar em momento algum. Vi a entrevista hoje cedo, e não vou mentir que concordo com o pastor em alguns pontos, embora eu seja alguém que aceita e convive constantemente com homossexualidade. Acho a posição de Silas Malafaia correta quando ele explica que nenhum estudo científico até hoje comprova que isso tenha ligamento com a genética. E concordo com ele que em muitos casos(não todos) é comportamento sim, inclusive influenciados inconscientemente pela própria família. Quando entra pra parte religiosa e se cita trechos bíblicos, eu prefiro ficar neutra, pois minha posição varia, mas é certo que Deus criou homem e mulher para que ambos formassem sua família, que seria a base de tudo. Sei que existem casais homossexuais que podem criar uma criança com muito mais dignidade do que um casal hétero, mas não podemos fechar os olhos de que essas crianças sofrerão futuramente perseguidas pelo preconceito. Os homossexuais devem então desistir de adotar? De forma alguma! Adotem e instruam essa criança da melhor forma possível para que ela seja um cidadão de bem.
Enfim, sou sincera em dizer que gostei da entrevista e da forma como o pastor explicou sua posição. Em determinado momento ele falou "Eu amo os homossexuais, mas não aprovo o comportamento deles". Não vi homofobia, apenas crenças a que todo ser-humano tem direito a ter, estando inclusive amparado por lei. Acho que ele expôs suas idéias de forma respeitosa. Já Marília Gabriela sim, apontou o dedo enquanto ela estava o tempo inteiro impondo sua opinião. Ela foi intolerante, e nessa ocasião, péssima entrevistadora! Quis passar o tempo inteiro a idéia de que o pastor incentivava agressão contra homossexuais, comparando-o inclusive a seguidores do islamismo, o que achei de uma indelicadeza extrema.
Por fim, essa questão é bastante ampla e jamais conseguiria fazer-me entender em apenas uma postagem de blog. É bom conversar com pessoas olho no olho.Adoro discussões de nível e aprendo muito com elas. Sou aberta a novas idéias, uma metamorfose ambulante, e se tiver de mudar de idéia, mudo. Hoje essa é minha posição, que deve ser respeitada, assim como respeitarei as pessoas que me escreverão comentários raivosos sobre o que penso.
Em uma próxima oportunidade falarei mais sobre o assunto.
E perdoem-me se houver erros de pontuação, acentuação, etc. É que escrevo muito rápido e não reviso nada antes de postar. 
Um abraço a todos!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CRIMES QUE CHOCARAM O BRASIL

Diante de tantas notícias ruins que podemos ver todos os dias na tv, é possível ainda crer na humanidade? Tantas crimes chocantes e banais. Filhos matando pais, assassinatos por conta de trocados, crimes sem explicação. O que se passa na cabeça dessas pessoas e o que a fazem cometer tais atrocidades?
Vou fazer um resumo dos casos que, na minha opinião, mais chocaram o Brasil:

CASO SUZANE VON RICHTHOFEN
Quem não lembra dessa "infeliz" que juntou-se ao namorado e ao cunhado para matar os próprios pais? Li recentemente o livro "Richthofen, o assassinato dos pais de Suzane" de Roger Franchini, nele podemos saber detalhes acerca da investigação desse crime que tomou proporções nacionais. Uma garota rica, cursando direito, com excelente criação e tudo que sempre quis começa a namorar um garoto pobre e sem modos. A família intervém, e em troca a filha planeja a morte dos pais para gozar de sua herança. Suzane hoje cumpre pena em Tremembé, onde estão outras assassinas que veremos a seguir. Seu namorado e cunhado também continuam presos.

CASO ISABELA NARDONI
E quando o crime é cometido pelo próprio pai? Embora os dois acusados(pai e madrasta da garota de cinco anos)neguem, os indícios provam que a menina sofreu agressão no carro e no apartamento antes de, enfim, ser jogada do sexto andar do prédio em que moravam. Isabela passava o final de semana com o pai, que era separado de sua mãe. Vizinhos ouviram brigas e gritos de uma criança. Havia sangue da menina no chão do apartamento. Também havia vestígios da tela da janela que foi cortada na camisa do pai. Eles alegam que uma terceira pessoa esteve no local, mas nenhum indício de que isso aconteceu foi detectado.
Pai e madrasta foram condenados, aliviando assim o desejo de justiça de todo um país que se sensibilizou com a morte da menina.

CASO ELISA SAMÚDIO
Elisa não tinha os melhores precedentes. Já havia feito filmes pornográficos e havia indícios de que a mesma fosse garota de programa. Provavelmente o fato de ter engravidado de um jogador de futebol bem sucedido  foi programado intencionalmente, mas seria isso motivo para matá-la? 
O corpo da jovem nunca foi encontrado, mas investigações e depoimentos apontam que Elisa foi espancada, morta, esquartejada e os pedaços de seu corpo foram dados como alimento a cães. O motivo do crime seria o fato de Elisa buscar o reconhecimento de paternidade do goleiro Bruno do flamengo.
Mas porque Bruno simplesmente não reconheceu a paternidade do menino e estipulou uma pensão, já que o mesmo tinha poder aquisitivo para isso? Ninguém sabe. Hoje sua carreira acabou e ele é conhecido como um assassino frio. Em diversas situações, o mesmo foi flagrado rindo e debochando da situação.

CASO ELOÁ PIMENTEL
A jovem de apenas quinze anos foi baleada e morta após ser mantida refém, em cárcere privado por mais de cem horas, pelo ex-namorado Linbemberg Alves. O rapaz estava inconformado com o fim do relacionamento e invadiu o apartamento onde Eloá fazia um trabalho escolar junto a colegas. Sua amiga Nayara também foi mantida refém e também foi baleada, porém, sobreviveu.
Durante todo o "sequestro", a imprensa cercou o local e Lindemberg chegou a dar entrevistas por telefone. O mesmo foi julgado e condenado.

CHACINA EM REALENGO
Doze crianças foram mortas a tiro em uma escola do subúrbio do Rio de Janeiro. O ex-aluno Wellington Oliveira entrou disparando vários tiros, também ferindo várias crianças. Dias antes o rapaz gravou alguns vídeos falando coisas sem sentido, mas explicando que havia sofrido bullyng e dando detalhes de como pretendia cometer os crimes e depois se suicidar. Testemunhas dizem que Wellington agia friamente, ignorando os pedidos das crianças para que não as matassem. Sempre vimos na tv crimes como esse acontecidos nos estados Unidos, mas nunca no Brasil havia acontecido algo de tão grandes proporções em uma instituição educacional.

CASO JOÃO HÉLIO
O menino de seis anos de idade foi arrastado por cerca de sete quilômetros pelas ruas de São Paulo. Dois assaltantes renderam a mãe do garoto que dirigia o veículo. A mesmo tirou a outra filha do carro, mas o garoto ficou preso pelo conto de segurança, fato ignorado pelos bandidos. Várias pessoas nas ruas gritaram tentando alertar os criminosos, que zombavam dizendo tratar-se de um "boneco de judas". Um deles, menor de idade, foi solto pouco tempo depois, enquanto o outro cumpre pena.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

TRAGÉDIA EM SANTA MARIA: DE QUEM É A CULPA

Esperei a "avalanche" de notícias na tv diminuir para poder escrever sobre o assunto, além, é claro, de ter tempo para digerir o que aconteceu naquela Boate.
Assim como o Brasil inteiro, fiquei impressionada com tudo que vi. Muita gente morta, muita dor, sofrimento. Muitas famílias dilaceradas. Mas afinal, depois de tantas notícias, investigações, entrevistas, já dá para se apontar culpados? Sim, dá! E na verdade, não existe um culpado, mas sim uma série de erros grotescos que levaram a esse tragédia que tão cedo não esqueceremos.

Eis os erros:

REFORMA DA BOATE - A boate Kiss passou por uma reforma, e depois da mesma, não foi feita nenhuma inspeção para checar se estava tudo regularizado. O teto foi rebaixado, e forrado com um tipo de espuma altamente tóxica. Vi em reportagens que outro tipo de espuma, ou mesmo uma tinta especial aplicada sobre a mesma, teriam impedido que as chamas se alastrassem tão rapidamente.

BARREIRAS - Vi uma simulação no Fantástico da planta da boate, e imagino o desespero das pessoas tendo que enfrentar tantos obstáculos. Muitos degraus, grades, e uma saída com formato afunilado impediram a evacuação do local. Sinalização luminosa nem pensar. Além disso uma barreira humana foi formada inicialmente por seguranças, que exigiam o pagamento das comandas para liberar a saída. Esse último erro poderia ter sido evitado com o uso de walkie-talkies. Um minuto que seja de impedimento à saída da boate já poderia ter salvo muita gente.

ALVARÁS - O dos bombeiros estava vencido a meses. O da prefeitura estava ok, mas como estava ok se a boate apresentava várias irregularidades? Um empresário tende a se adequar às normas estabelecidas, mas se inspecionaram e disseram que estava bom com uma porta só, a boate deve ser julgada por isso? Aí entra a culpa da prefeitura. O projeto da boate, com uma porta só, foi aprovado.

FOGOS DE ARTIFÍCIO - O sinalizador utilizado pelo vocalista da banda custa em média três reais. O mesmo sinalizador, só que feito com material diferente e permitido em ambientes fechados custa bem mais caro. O vocalista, claro, preferiu o mais velho e causou, com isso, a morte de 237 pessoas. Poderia tudo na boate estar irregular, mas o incêndio não teria acontecido caso esse homem não tivesse usados esse material a cerca de um metro do teto.

É uma pena que só agora, depois de tantos prejuízos, resolveram tomar atitudes acerca dos estabelecimentos irregulares. Desde o incêndio mais de trezentas boates e casas de show foram interditadas em todo Brasil. Aí eu pergunto: Porque isso não aconteceu antes? E quantas vezes mais precisaremos passar por tragédias como essa para que o governo(seja municipal, estadual ou federal)tome providências? Ou seremos sempre conhecidos como o "país onde tudo se dá um jeitinho"? Lamentável!